quinta-feira, 10 de maio de 2012

ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS


Tomando a idéia proveniente do esforço que vem sendo feito, hoje em dia, para manter
uma relação equilibrada entre o homem e a natureza, a Educomunicação entende ser
necessário a criação de "ecossistemas comunicativos" nos espaços educativos, que
cuide da saúde e do bom fluxo das relações entre as pessoas e os grupos humanos, bem
como do acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informação.
Para tanto, os estudos apontam para a necessidade de se promover uma verdadeira
"gestão da comunicação em espaços educativos". Em outras palavras, a comunicação
precisa ser planejada, administrada e avaliada, permanentemente.
Ainda que complexa e abrangente em sua concepção, a Educomunicação deve ser
introduzida nos espaços educativos a partir das condições específicas que caracterizam
os diferentes ambientes, e, especialmente a partir das alianças possíveis de serem feitas
entre os agentes sociais que atuam em determinado espaço educativo.
No caso, o ecossistema comunicativo estará sempre, e necessariamente, em construção.
Seu aperfeiçoamento depende da forma como o tema é introduzido. É importante, por
exemplo, no início, evitar rejeições e conflitos com os educadores e agentes sociais que
defendem concepções mais tradicionais de relações humanas nos espaços educativos.
Para tanto, é interessante começar a partir dos pontos de consenso, como, por exemplo,
a necessidade de se melhorar as habilidade de professores e alunos no manejo das
tecnologias da informação. No caso, é recomendável implementar as práticas da
Educomunicação a partir da introdução da linguagem audiovisual na educação.

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